Memória rural: Parque da Água Branca comemora 94 anos

No dia 2 de junho, o parque dr Fernando Costa, também conhecido como Água Branca, completa 94 anos de existência. A área de mais de 12 mil metros quadrados foi criada inicialmente como um recinto de exposições e provas zootécnicas. Quase um século depois, o local preserva suas características ligadas à agricultura com edificações tombadas, animais que vivem no parque, atividades de equoterapia e exposições de cavalos.

No entanto, não são só os prédios e a fauna que contam história, já que a flora do Água Branca abriga uma espécie raríssima, de relevância histórica para o país e considerada em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Nativa da Mata Atlântica, a espécie chega a atingir até 30 metros e produz um fruto doce que pode ser utilizado na culinária. O nome é uma homenagem aos imperadores do Brasil que, de acordo com pesquisadores, apreciavam as receitas provenientes dos frutos e os davam de presente em suas visitas. No decorrer do tempo, muitos exemplares foram derrubados para a utilização da madeira. Nas buscas sobre a espécie, há relatos de que estas árvores foram removidas no período da República por remeterem ao Império. No entanto, não existem documentos oficiais sobre a teoria.

Programação especial

Para comemorar o aniversário, o parque também contará com programação especial e educativa. No dia 2 de junho, das 14h às 16h, haverá uma exposição interativa para contar a história desta área verde. Já nos dias 3 e 4, das 14h às 17h, o público será convidado a dar uma volta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir de um jogo com a equipe de educadores ambientais.

Informações:
Parque dr Fernando Costa (Água Branca)
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo
Rede social: https://www.instagram.com/aguabrancaparque/

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!