No dia 2 de junho, o parque dr Fernando Costa, também conhecido como Água Branca, completa 94 anos de existência. A área de mais de 12 mil metros quadrados foi criada inicialmente como um recinto de exposições e provas zootécnicas. Quase um século depois, o local preserva suas características ligadas à agricultura com edificações tombadas, animais que vivem no parque, atividades de equoterapia e exposições de cavalos.
No entanto, não são só os prédios e a fauna que contam história, já que a flora do Água Branca abriga uma espécie raríssima, de relevância histórica para o país e considerada em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Nativa da Mata Atlântica, a espécie chega a atingir até 30 metros e produz um fruto doce que pode ser utilizado na culinária. O nome é uma homenagem aos imperadores do Brasil que, de acordo com pesquisadores, apreciavam as receitas provenientes dos frutos e os davam de presente em suas visitas. No decorrer do tempo, muitos exemplares foram derrubados para a utilização da madeira. Nas buscas sobre a espécie, há relatos de que estas árvores foram removidas no período da República por remeterem ao Império. No entanto, não existem documentos oficiais sobre a teoria.
Programação especial
Para comemorar o aniversário, o parque também contará com programação especial e educativa. No dia 2 de junho, das 14h às 16h, haverá uma exposição interativa para contar a história desta área verde. Já nos dias 3 e 4, das 14h às 17h, o público será convidado a dar uma volta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir de um jogo com a equipe de educadores ambientais.
Informações:
Parque dr Fernando Costa (Água Branca)
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo
Rede social: https://www.instagram.com/aguabrancaparque/