Em outubro, o MUB3 – Museu da bolsa do Brasil preparou uma série de atividades especiais para celebrar o Mês das Crianças. Com base no movimento global de valorização da infância, que ganhou força no Brasil a partir dos anos 1920, o museu propõe experiências que combinam diversão e aprendizado, sublinhando o papel das instituições culturais no desenvolvimento infantil.
A programação inclui Laboratório de Fantoches, Mediação de Leitura e Visita-jogo, todas atividades focadas em estimular o senso crítico das crianças e ampliar suas perspectivas sobre o mundo das finanças e futuro, de forma lúdica e envolvente. Confira abaixo a programação:
Mediação de Leitura | Caio achou uma moedinha
05, 12, e 26 de outubro, das 14h às 14h30
Em parceria com o Instituto Sicoob, o museu oferecerá sessões de leitura mediada do livro “Caio achou uma moedinha”, da coleção “Financinhas”, voltada para crianças de 6 a 12 anos. A narrativa aborda conceitos de educação financeira de maneira lúdica, ajudando a formar novas gerações mais conscientes e responsáveis em relação ao uso do dinheiro. Ao final das sessões, cada criança receberá um exemplar do livro gratuitamente.
Público: Público infantil acompanhado dos responsáveis.
Laboratório de fantoches | Meu pé de meia – Guardiões dos nossos planos e sonhos
05, 12, e 26 de outubro, das 14h30 às 15h30
Esta oficina incentiva a criação de fantoches usando meias, simbolizando os “guardiões” dos planos e sonhos das famílias. Durante a atividade, serão discutidos temas ligados ao dinheiro, demonstrando como as emoções impactam as decisões financeiras. A oficina proporciona um momento criativo para pais e filhos se conectarem e refletirem sobre a importância de planejar para o futuro.
Público: Crianças acompanhadas de responsáveis; professores, educadores, e demais interessados.
Visita-jogo | O mistério da bolsa perdida
12 de outubro, das 10h30 às 11h30
As visitas-jogo são uma forma interativa de explorar a exposição de longa duração do Museu da bolsa do Brasil. Nesta edição especial, as crianças terão a chance de resolver enigmas e pistas enquanto ampliam seu entendimento sobre os conceitos de “valor” e “memória”.
Público: Entre 06 e 14 anos, acompanhados dos responsáveis.
Toda a programação é gratuita, e o Museu convida as famílias a participarem dessas atividades educativas e divertidas, promovendo a reflexão sobre temas importantes para o futuro das crianças.
MUB3 – Museu da bolsa do Brasil
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada até às 16h.
Rua XV de Novembro, 275 – Centro Histórico de São Paulo | Próximo à estação São Bento (290m).
Entrada gratuita.
Sobre MUB3
O MUB3 – Museu da bolsa do Brasil nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.