Museu do Futebol abre exposição Futebol de Brinquedo no Dia das Crianças, com entrada gratuita e programação cultural

O Museu do Futebol é o destino ideal para quem quer brincar em família no Dia das Crianças sem gastar nada. E o que é melhor: com uma nova exposição temporária em cartaz focada justamente nas diversas formas de brincar. Futebol de Brinquedo estreia neste 12 de outubro com uma programação especial e também gratuita na área externa do Museu. A mostra é um mergulho na memória afetiva dos brinquedos de futebol, incluindo Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e, é claro, muitos times de futebol de botão. Localizado o Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

Na abertura da exposição, a Orquestra Infantojuvenil da Unibes fará uma apresentação de música instrumental no próprio dia 12/10, às 11h. No repertório, clássicos como The Wall do Pink Floyd, a música tema do filme Indiana Jones e Paradise, do Coldplay. Haverá espaço lúdico para primeira infância brinquedos infláveis como o Surf Mecânico, Escalada e Desafio do Chute a Gol. A equipe do educativo também apresenta suas atrações, como a Oficina de Coroas, Memoriball Mascotes, entre outras. Às 14h, as crianças também poderão acompanhar uma contação de histórias relacionada ao tema da exposição. Ainda na área externa, estarão um Pregobol gigante e um Pebolim humano que são parte da exposição, disponíveis para o público usar à vontade.  

 Exposição Futebol de Brinquedo 

Alguns dos brinquedos da mostra são raros e há itens com mais de 60 anos. Há também muitos itens inusitados, como figuras da Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira. Os brinquedos mais recentes também foram incluídos na exposição, como vários minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko. O público também vai poder ver uma mini-Barbie jogadora de futebol e uma Barbie treinadora, além de uma coleção de mascotes das Copas em pelúcia, desde o cachorrinho Striker (Copa masculina de 1994, nos Estados Unidos) à mais nova da turma, Tazuni (Copa de mulheres de 2023, na Austrália e Nova Zelândia).  

 A lista inclui também publicações infantis icônicas, como o Manual do Zé Carioca, lançado pela Editora Abril para a Copa do Mundo masculina de 1974. Tem também o álbum de figurinhas da Copa de 1970 (masculina, no México), e a Revista Pelezinho Edição Especial: 50 anos de Pelé, publicada em 1990. O maior jogador de todos os tempos também é representado em itens raros, com um boneco de 1958 e uma miniatura de 1980.  

 Os brinquedos foram garimpados pelo Museu do Futebol junto a colecionadores como Sérgio Paz e Caio Infante, torcedores e torcedoras, além de nas lembranças guardadas pela própria equipe. A extensa coleção de botões com times de todo o país, por exemplo, é do pesquisador do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, Marcel Tonini. Vários brinquedos também foram trazidos pelo curador da mostra, o jornalista Marcelo Duarte.  

 “A exposição Futebol de Brinquedo resgata esse brincar, fazendo uma tabelinha entre a memória afetiva dos mais velhos e a apresentação de jogos desconhecidos para os mais novos. Uma prova que, além de ser um dos esportes mais democráticos que existem, o futebol une gerações. São peças muitas delas raras, que encontramos guardadas por colecionadores há bastante tempo. E a nostalgia de selecioná-las fez o meu coração acelerar como numa decisão por pênaltis”, revelou.  

 Futebol de Brinquedo fica em cartaz até abril e conta com patrocínio máster do Banco Bmg, com patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com apoio da Cabot – todos por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

Programação do Dia das Crianças no Museu do Futebol  

Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo  

Data: 12 de outubro  

Horário de visitação da Exposição: 9h às 17h  

9h: Abertura da Exposição Futebol de Brinquedo  

11h: Apresentação da Orquestra Infantojuvenil Unibes  

11h às 12h30: Atividade Educativa – | Pakayembi  

14 às 15h: Atividade Educativa | Oficina de Coroas  

14h às 15h: Atividade Educativa | Memoriball Mascotes  

14h às 14h40: Contação de histórias na área externa  

Entrada Gratuita  

Exposição Futebol de Brinquedo 

Em cartaz a partir de 12 de outubro de 2023  
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)  

R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)  

Crianças até 7 anos não pagam  

Grátis às terças-feiras  

Garanta o ingresso pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/78348/  

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!