Música, circo e teatro agitam as Fábricas de Cultura da capital e Grande SP em março

Em março, as Fábricas de Cultura — Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis —, localizadas na capital, em Diadema e Osasco, estarão com uma agenda diversa, com atividades voltadas ao meio ambiente, espetáculos teatrais e circenses, além de um evento de moda e economia criativa periférica. Toda a programação é gratuita.

Confira alguns destaques por região:
 

Zona Norte

A biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza a atividade Eremita, em que o público poderá construir de forma colaborativa a segunda edição do jornal da biblioteca, no dia 21, sexta-feira, às 11h. No mesmo dia, às 11h30, a biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã celebra o Dia Internacional das Florestas com uma oficina de criatividade onde as crianças aprenderão a montar uma floresta com materiais recicláveis como papel A4 e caixa de sapato.
 

No sábado, 22, a partir das 14h, a Fábrica de Cultura Jaçanã leva para a Praça Filhos da Terra a atividade Mais arte e mais diversão para animar todos os públicos por meio de escultura de bexiga, pintura facial, personagens de histórias infantis, jogos e brincadeiras, além de apresentações musicais.
 

Já no Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, a criançada poderá assistir ao espetáculo teatral A cigarra e a formiga, em que dois artistas, desempregados com aluguel atrasado e contas a pagar, decidem montar um espetáculo usando somente os recursos restantes da enchente que destruiu o teatro deles. A atividade acontece no sábado, 22, às 14h.
 

Fábrica de Cultura Brasilândia terá uma dobradinha especial na terça-feira, 25, com a atividade Rainha Quelé, promovida pela equipe do Estúdio de áudio, às 10h e às 14h30. Neste encontro, o público irá conhecer e interagir com parte da vida e da obra da sambista Clementina de Jesus, destacando suas raízes afro-diaspóricas. E quem passar pela biblioteca da unidade Brasilândia no mesmo dia, mas às 14h, poderá aprender técnicas de isogravura para criar produções inspiradas na arte das árvores.
 

Na quinta-feira, 27, às 18h30, o Núcleo Taipas recebe A Trupe Trapaceiros com o espetáculo circense Quando acordei o circo já tinha ido embora, acompanhado de música autoral ao vivo, com sanfona e percussão. E no dia 28, sexta-feira, às 14h, a biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove a atividade Quilombos Matriarcais, sobre o protagonismo de mulheres negras e indígenas brasileiras. Os participantes vão escolher uma líder histórica e, em grupo, investigar a presença da figura no acervo para criar uma cartografia.
 

Zona Sul

O espetáculo teatral O sinal tocou e eu ainda não cheguei ocupará a Fábrica de Cultura Capão Redondo nos dias 25 e 26, terça e quarta-feira, às 14h30. A produção utiliza o hip-hop para abordar o contexto de uma escola pública da periferia, onde jovens com diferentes personalidades vão fazer uma prova de recuperação para concluir o Ensino Médio.
 

Já na biblioteca da unidade, o público poderá abrir uma cápsula do tempo criada pelos frequentadores da Fábrica de Cultura em 2022, quando guardaram relatos sobre como imaginavam a biblioteca no futuro. Além disso, o público poderá ver fotografias antigas do espaço e criar uma nova cápsula do tempo a ser aberta em 2027. A atividade acontece no dia 28, sexta-feira, às 13h30.
 

No dia 29, sábado, das 14h às 21h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís celebra 13 anos com apresentações musicais de 011 VicênciaAlt Niss e de AjuliaCosta. A festa ainda contará com uma oficina de Lambe-lambe com Sandro Akel, por meio do projeto Responsa, que busca inspirar a cidadania e a segurança no trânsito. Nesta atividade, o artista plástico compartilhará a técnica de encáustica utilizando cera e pigmentos com fragmentos de cartazes encontrados nas ruas. Os participantes aprenderão a criar colagens e sobreposições, explorando o impacto desses elementos na vida urbana. Para mais informações sobre as demais datas da oficina com Akel, acesse o site.
 

O aniversário da Fábrica de Cultura Jardim São Luís também inclui a 3ª edição da Mostra Moda: Elas!, realizada pelo Núcleo de Moda da unidade. O evento conta feira de empreendedorismo, onde os aprendizes do Núcleo de Moda, criativos, artistas e artesãos locais promoverão suas criações dentro do universo da moda, beleza e estética, além da venda de peças de brechós, uma mostra de Fashion Filmes e exposições.
 

Grande São Paulo

Ainda em Diadema, a equipe de biblioteca realiza um Caça-pistas, uma caça ao tesouro a partir do desaparecimento de um livro misterioso. O público será dividido em grupos e seguirá pistas relacionadas às obras e temas literários. A atividade acontece dia 18, terça-feira, às 14h.
 

De 18 a 21, terça a sexta, a Fábrica de Cultura Osasco realiza a Semana do Clima: unidos pela natureza, evento com especialistas, ativistas e comunidade local para refletir sobre as urgentes questões das mudanças climáticas e suas consequências diretas, principalmente entre as populações marginalizadas e vulneráveis que enfrentam a realidade do racismo ambiental.
 

Ao longo da semana, o público poderá acompanhar palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. O evento ainda abordará o papel dos quilombos e aldeias indígenas no enfrentamento das mudanças climáticas, além da busca por soluções locais para a preservação ambiental.
 

Os convidados presentes no evento: Karai Márcio Verá Mirim, cacique da aldeia Yvy Porã, localizada na Vila Jaraguá, região noroeste de São Paulo; Karina Rodrigues, ativista socioambiental; a equipe da A Ciclo Ambiental – Rádio Favela; e os ativistas Carlos Marx e Rosi Cheque da Casaviva, organização que promove ações e conscientização ambiental.
 

Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
 


Toda a programação é gratuita
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
 

Zona Norte

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270

Eremita: Jornal da Biblio #2 – com equipe de Biblioteca

21/3, sexta-feira, das 11h às 13h | A partir de 10 anos de idade

Quilombos Matriarcais – com equipe de Biblioteca

28/3, sexta-feira, das 14h às 17h | A partir de 10 anos de idade

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010

Dia Internacional das Florestas – com equipe de Biblioteca

21/3, sexta-feira, das 11h30 às 12h30

Fábrica na Praça: mais arte e mais diversão!

22/3, sábado , das 14h às 16h

Núcleo Taipas – Fábrica de Cultura Brasilândia

Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640

A cigarra e a formiga: espetáculo teatral

22/3, sábado, das 14h às 15h

Quando acordei o circo já tinha ido embora: espetáculo circense

27/3, quinta-feira, das 18h30 às 20h

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300

Rainha Quelé – Clementina de Jesus homenageada [Estúdios]

25/3, terça-feira, às 10h e às 14h30

A Arte das árvores: conexão com a natureza por meio da isogravura – com equipe de Biblioteca

25/3, terça-feira, das 14h às 16h | A partir de 8 anos de idade

Zona Sul

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Entrada 2: Rua Algard, 82, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240

Espetáculo O sinal tocou e eu ainda não cheguei

25 a 26/3, terça e quarta, das 14h30 às 15h30

Abrindo a nossa Cápsula do Tempo – com equipe de Biblioteca

28/3, sexta-feira, das 13h30 às 14h30

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530

Aniversário da Fábrica de Cultura Jardim São Luís: 13 anos de trajetória!

29/3, sábado, das 14h às 21h

Mostra Moda: Elas!

29/3, sábado, das 14h às 20h

Grande São Paulo

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180

Caça-pistas: mistério na biblio – com equipe De Biblioteca

18/3, terça-feira, das 14h às 16h | Entre 8 e 12 anos de idade

Fábrica de Cultura Osasco

Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Semana do Clima: unidos pela natureza

18 a 21/3, terça a sexta | horários diversos | Confira a agenda completa no site.
 

———-

Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 20h

Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.

Núcleo Taipas, de terça a sexta, das 9h às 21h30

Unidade Jaçanã, das 9h às 21h

Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)

Sábados, das 9h às 17h, com exceção do Núcleo Taipas que abre das 9h às 17h30.

Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.

Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.

Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!