No mês das crianças, a Cia A Hora da História apresenta o projeto No Bixiga tem Leitura

O projeto No Bixiga tem Leitura, da Cia A Hora da História, continua no mês de outubro com contações de histórias, conversas com autores, disponibilização de acervo literário e mediação de leitura. Dirigidas pelas artistas e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi, as atividades acontecem todos os domingos, no espaço público da Praça Dom Orione, mesmo local da Feira de Antiguidades que atrai a circulação dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade.

Neste mês, as narradoras da Cia A Hora da História apresentam Arroz, feijão, história e macarrão! (dia 2) e Avesso do avesso (dia 30), a convidada Kelly Orasi mostra Contos de peripécias e presepadas (dia 09), e o grupo Tá na Boca do Conto leva para a praça Pra lá ou pra cá? (dia 23). Além disso, o autor Marcelo Jucá apresenta um Pocket show literário musical (dia 16).

“A ideia é levar a literatura para todos os públicos, resgatar a linguagem oral, promover o fácil acesso a livros, o contato com diferentes contadores de histórias e autores, e o resgate da cultura popular brasileira e de importantes autores do mundo todo”, revelam as atrizes.

Idealizadoras e contadoras de história

Camila Cassis – Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo – ECA/USP, é atriz, contadora de histórias, arte-educadora, musicista e produtora. Responsável pela direção musical dos trabalhos da Cia A Hora da História desde 2003, onde também atua como coordenadora de produção de projetos diversos como: montagens teatrais, circulação de espetáculos, criação e execução de projetos incentivados e contemplados por prêmios de incentivo à produção e circulação de arte e cultura. Além de todos os espetáculos realizados com a Cia A Hora da História (desde 2001), atuou em Nos Embalos da Jovem Guarda, espetáculo musical com texto e direção de Marllos Silva (2007); Leminski, Limão e Gelo, espetáculo musical com direção de Fábio Pinheiro (2007); O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptação e direção de Vladimir Capella (2005/2004); O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, direção de Ricardo Karman (2002); Panos e Lendas, de Vladimir Capella, direção de Chico Cabrera (2002/2000); Vô Doidim e os Velhos Batutas, de Nanna de Castro, direção de Carlos Gradim (1999).

Natália Grisi – Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo – ECA/USP. É atriz, diretora teatral, contadora de histórias, arte-educadora e dramaturga. Cofundadora da cia A Hora da História, na qual atua como artista criadora e coordenadora geral ao lado de Camila Cassis, tanto na elaboração de projetos artísticos como na execução de projetos aprovados em leis de incentivo e prêmios como Proac Expresso e LAB, Prêmio Zé Renato, dentre muitos outros. Também atua na coordenação geral dos projetos do Núcleo Girândola, desde 2008. Diretora do espetáculo Comigo meu Umbigo, do Núcleo Girândola (2012); escreveu e dirigiu o espetáculo infantil Melancia e Coco Verde (2009), indicado ao prêmio FEMSA 2009 na categoria “Revelação – Texto e direção”; Contemplada pelo edital Dramaturgias do Tempo/2020 do TUSP (Teatro da USP) para desenvolvimento do texto infanto-juvenil Aurora e o pé de vento.

Confira a programação do mês de outubro:

02/10 – ARROZ, FEIJÃO, HISTÓRIA E MACARRÃO! / CIA A HORA DA HISTÓRIA

Imagine uma cesta cheia de coisas gostosas: pães, frutas, verduras, bolos, sucos, tortas, cereais… Humm, só de pensar já dá uma fominha! E se cada alimento ainda trouxesse sua história? É esse o grande jogo que vai acontecer no Arroz, Feijão, História e Macarrão!. Uma apresentação que une história, poesia e comida, e que fala sobre alimentação. Ah, não podia dar uma mistura melhor. E na receita, ainda tem muita brincadeira, música, interação, curiosidades sobre alimentos. Com a Cia A Hora da História.

09/10 – CONTOS DE PERIPÉCIAS E PRESEPADAS / KELLY ORASI

Neste divertido repertório, a narradora reúne contos da tradição oral com personagens astutos que não desistem de seus sonhos e conquistas, entre eles, o levado “Macunaíma”, cuja lenda inspirou o escritor Mário de Andrade a fazer uma homenagem à preguiça.

16/10 – Pocket show literário musical / MARCELO JUCÁ

O autor Marcelo Jucá, na companhia da baterista Caroline Calê e da cantora Thais Sanches, conta histórias e curiosidades e apresenta um pocket show musical inspirado em suas principais obras. Uma tarde com histórias, poesia e músicas!

23/10 – PRA LÁ OU PRA CÁ? / TÁ NA BOCA DO CONTO

Quatro crianças recebem a visita da Dona Morte. Enquanto tentam a todo custo desviar a atenção dela e atrapalhar seus planos, a Morte, muito simpática e acolhedora, resolve contar histórias sobre os segredos da vida e da morte. Com Erika Coracini e Mariana Blanski.

30/10 – AVESSO DO AVESSO / CIA A HORA DA HISTÓRIA

Uma divertida e surpreendente contação de histórias com um repertório de contos que mostram que nem sempre o diferente é pior! Um sapinho surdo que vence um desafio exatamente e somente por ser como é; um emocionante primeiro encontro de uma netinha com seu avô cego; um camaleão que não era aceito em seu jardim pois preferia usar rosa. Estas e outras histórias fazem parte desta apresentação que mostra que muitas vezes, o contato com o diferente nos faz ampliar nossas percepções, nos tornando seres humanos mais generosos, conscientes e felizes. Afinal de contas, compreender o outro, leva à tolerância, que leva ao respeito.

No Bixiga tem Leitura
Aos domingos (de 02 a 30/10/2022)
das 11h às 14h mediação de leitura e disponibilização de acervo para livre leitura

das 14h às 15h – ações artísticas
Local: Praça Dom Orione, Bixiga/ Centro, São Paulo/SP

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!