No mês das crianças, Ian Soffredini e sua Cia Teatro dos Sonhos estreiam HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA no Teatro UOL

Neto do pesquisador e premiado autor e diretor Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001) – referência na dramaturgia brasileira, sobretudo por transpor histórias da cultura popular para o teatro, o jovem diretor Ian Soffredini apresenta a segunda criação de sua Cia. Teatro dos Sonhos. O musical HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA estreia dia 8 de outubro, sábado, às 16 horas, no Teatro UOL. O novo espetáculo tem inspiração no livro de mesmo nome, da coleção do autor hoje bastante criticado pelo tom racista de suas obras. Atento a este fato, por outro lado Ian reconhece a relevância do autor.

“A obra é racista, sim, e, ao mesmo tempo, Lobato é um autor de grande importância no quesito resgate e registro da cultura brasileira. Ele foi dos primeiros a recuperar e registrar histórias da nossa tradição oral’’, pontua, comentando que o avô já adaptara história do escritor, O Saci. Na nova peça Ian trabalha no sentido de iluminar questões que considera relevantes. “E, de forma bem incisiva, buscamos ressignificar e transformar as ideias identificadas com o racismo, separando o joio do trigo.”

A preservação das florestas e matas, o respeito à ancestralidade dos povos e ao meio ambiente são os principais assuntos tratados. “Na minha peça, Pedrinho é o vilão, explorador do sítio, ávido por transações com o agronegócio.” Em contraponto à ganância do irmão, Narizinho é protetora da natureza.

Em processo de passagem para o mundo adulto, Narizinho e Pedrinho estão em conflito sobre o futuro do Sítio do Picapau Amarelo. A personagem Tia Nastácia, detentora do Segredo da Floresta, vai inspirar os jovens através das histórias do folclore, com imagens sobre o Saci, o Boitatá, a Iara e a Cuca, ajudando-os a perceber o verdadeiro valor da terra e da natureza. Sobre a linguagem concebida pelo diretor na montagem, diversas formas estéticas são usadas para apoiar a contação da história: além de manipulação de bonecos, teatro de luz negra e interpretação de atores – características presentes também no primeiro trabalho do grupo –, Ian Soffredini adicionou músicas à encenação. Originalmente compostas por Wagner Bernardes, as quatro canções reforçam a intenção e a emoção dos personagens. Também compõe a trilha a composição de Gilberto Gil Sítio do Picapau Aamrelo.

HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA

Estreia: 08 de outubro de 2022. Temporada: até 27 de novembro de 2022.
Apresentações: Sábados e Domingos, 16h.

Ingresso*: R$ 50

Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: a partir de 3 anos.

TEATRO UOL

Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 – Televendas: (11) / 3823-2423 / 3823-2737 / 3823-2323. Vendas online: www.teatrouol.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 300 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube UOL e Clube Folha têm 50% desconto. Horário de funcionamento da bilheteria em outubro e novembro: sextas-feiras, das 18h às 21h; sábados, das 14h às 22h; domingos, das 14h às 20h; segundas das 18h às 21h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 20,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3661-5896, (11) 99605-3094 / Patrocínio do Teatro UOL: UOL, Folha de S. Paulo, EMS e Beontag.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!