Profissionais falam da importância do material escolar no desenvolvimento e inclusão social de crianças e jovens

Escolar Office Brasil, considerada a maior feira de papelaria das Américas, apresenta as principais novidades e tendências do setor que tem no “Voltas às Aulas” o período de maior movimento. Por isso, um dos temas debatidos no evento foi “Papelaria, educadores e escolas: o match perfeito”, tratando da conexão entre as três áreas.

“Andar pela Escolar Office é perceber que a escola está aqui dentro e a feira está dentro da escola”, afirma Gabriela Kogachi, diretora da Escola Lourenço Castanho, de São Paulo. De acordo com a educadora, os materiais escolares e os jogos educativos têm papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, porque incentivam o hábito de estudar, além de exercitar e ampliar as habilidades psicossociais.

Para Carlos Lavieri, franqueador do Colégio Itatiaia, também de São Paulo, a indústria e o mercado de papelaria são os responsáveis por apresentar as novidades que facilitam a produção da lista de material escolar, trazem praticidade ao ensinamento nas escolas e tornam mais agradável a hora do estudo, já que atendem às demandas e especificidades de estudantes e professores para o melhor aprendizado.

Cartão Material Escolar

A Escolar Office Brasil tem como uma das missões impulsionar os negócios das papelarias que utilizam o benefício do Cartão Material Escolar (CME), idealizado pela Associação dos Distribuidores de Papelaria (ADISPA) em parceria com secretarias municipais e estaduais de educação.

“A Escolar Office Brasil é o principal ponto de encontro para apresentar e ampliar a abrangência do Cartão Material Escolar, uma iniciativa que promove inclusão social, estimula crianças e adolescentes a gostarem de estudar com material escolar novo e escolhido por eles, ainda fomenta a economia local, impulsionando o pequeno comércio a manter seus negócios e gerando empregos”, explica Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal Feiras.

O Cartão Material Escolar é destinado a estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino, disponibilizado com um valor predefinido para a aquisição de itens de material escolar. Atualmente, cerca de 1,2 milhões alunos recebem o benefício em sete cidades de estados como São Paulo (capital e São Caetano do Sul), Rio de Janeiro (Angra dos Reis), Distrito Federal (Brasília), Paraná (Foz do Iguaçu), Santa Catarina (Camboriú e Faxinal dos Guedes).

A expectativa é que, com a Escolar Office Brasil, ele seja apresentado a outras prefeituras e alcance mais estudantes e pequenas papelarias, que recebem essa forma de pagamento e conseguem ter bons retornos para o seu negócio.

“Quando as papelarias ampliam as formas de pagamentos aceitando o Cartão, acabam fomentando a economia local e gerando mais empregos. Além dos materiais escolares predeterminados pela Secretaria da Educação, os pais ou responsáveis acabam comprando outros itens naquela loja, contribuindo para o aumento do seu faturamento”, explica Marcia Alves, Executiva da ADISPA.

Ela ressalta que ao ampliar o público-alvo por meio do Cartão Material Escolar cria a oportunidade de fidelizar esses clientes, que podem retornar às papelarias para futuras compras, inclusive fora do período escolar.

Já para os estudantes, o benefício funciona como uma ferramenta de inclusão social e de incentivo ao hábito de estudar, porque eles têm a possibilidade de escolher seus materiais e se sentem motivados a usá-los.

Para Nathalia de Jesus Machado Ibelli, Gerente de Marketing e Trade da DAC, uma das maiores indústrias do setor papeleiro do país, é importante que os distribuidores também propaguem a informação para outros lojistas, contribuindo no aumento da aderência ao CME. “A união do setor é a base para que todo o país possa desfrutar dos benefícios do cartão, e a DAC, como indústria, tem contribuído com essa pulverização positiva, seja trazendo conhecimento para a equipe de frente que está diretamente em contato com o comércio local, como na divulgação em nossos canais de comunicação. É crescente o número de clientes que tem nos reportados sobre o aumento do faturamento em suas lojas após a implantação do cartão em seus municípios”, afirma.

A adoção do uso do Cartão pelos estados e municípios traz muitos ganhos e benefícios. “O Cartão Escolar é, com certeza, uma atitude inteligente, primeiro pela clareza de sua proposta que faz com que o aluno participe da escolha do material, por ser importante para a sociedade como um todo, porque gera economia de pequenos estabelecimentos, isso consequentemente mantém emprego na região. Eu vejo no Cartão Escolar só vantagens e benefícios”, afirma João Scortecci, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF.

Lojistas, secretarias de educação, associações e outras entidades puderam conhecer e tirar todas as dúvidas sobre o Cartão Material Escolar durante a Escolar Office Brasil 2023. “A feira foi um importante canal para a divulgação por reunir a quase totalidade do mercado nacional de papelaria, que podem levar a mensagem e lutar pela implantação do programa em suas regiões”, finaliza Sidnei Bergamaschi, Presidente executivo da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares – ABFIAE.

Todas as informações sobre os conteúdos podem ser encontradas no site oficial da Escolar Office Brasil – Link

Sobre a Escolar Office Brasil

Realizada pela Francal Feiras, a Escolar Office Brasil é maior feira B2B das Américas, focada em papelarias, material escolar, de escritório e organização. Ela é um verdadeiro ponto de encontro para relacionamento, negócios e apresentação de lançamentos e tendências. Ela tem o apoio institucional: ABIGRAF SP – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ANPOP Brasil – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.

Sobre a Francal Feiras   

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!