SAÚDE | Estreia – Discovery Home & Health lança série com sobreviventes da meningite meningocócica

No dia 8 de setembro, o Discovery Home & Health e Discovery+ estreiam a série “E Se Fosse Comigo?”, que narra histórias reais e emocionantes de três sobreviventes de uma doença grave, a meningite meningocócica. Ao longo de quatro episódios, o documentário conta um pouco sobre a vida, a rotina, os desafios enfrentados e a superação de João Marcos, de quatro anos, de Vitor Silva, de 10 anos, e de Pedro Pimenta, de 31 anos.

Meningite

Às vésperas do Dia Mundial de Combate à Meningite – que inaugura uma nova data no calendário mundial, 5 de outubro 1 -, “E Se Fosse Comigo?” traz à tona um tema importante e que muitas pessoas desconhecem. Causada pela bactéria Neisseria meningitidis, a meningite meningocócica é uma infecção que pode levar a óbito em até 24 horas ou deixar sequelas para a vida inteira. 2-5

Sinopse dos episódios

João Marcos

No primeiro episódio o público vai conhecer mais sobre João Marcos, também conhecido como “Guerreiro João Marcos” que, com apenas 56 dias de vida, foi diagnosticado com meningite meningocócica. Hoje em dia, mesmo com o uso de próteses devido às amputações, João Marcos tem uma vida ativa, brinca, corre e até toca bateria.

Meningite

Vitor

O segundo episódio conta a história de Vitor que, aos sete anos, foi internado com meningite meningocócica. Por causa de uma sequela neurológica causada pela doença, Vitor atualmente usa cadeira de rodas e está em processo de reabilitação com fisioterapia. Seu maior sonho é voltar a andar e jogar futebol com amigos.

Meningite

Pedro Pimenta

Já no terceiro episódio, a série traz o jovem Pedro Pimenta, que contraiu a doença aos 18 anos de idade e sofreu amputações dos dois braços e das duas pernas. Hoje, Pedro é empresário e fundou a sua própria clínica de reabilitação para amputados.

E, finalizando a temporada, no quarto e último episódio teremos um encontro emocionante entre os três personagens e suas famílias.

Meningite

Sobre a Meningite Meningocócica

A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus e protozoários. 3,5 Em geral, a mais grave delas é a meningite meningocócica, que é de origem bacteriana. 5 É uma doença, que, em 24 horas, pode mudar o rumo da vida do paciente: a evolução rápida e a alta letalidade da meningite meningocócica são algumas das características mais preocupantes da infecção quando a bactéria Neisseria meningitidis (ou meningococo) atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. 3-7 Além disso, o meningococo pode infectar a corrente sanguínea, causando meningococcemia. 5

A meningite meningocócica pode ser transmitida através do contato com gotículas ou secreções respiratórias através de tosse, espirro ou beijo de uma pessoa contaminada. 3,5 Os sintomas iniciais da meningite meningocócica podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe como por exemplo, febre alta, irritabilidade, dor de cabeça, náusea e vômito. 5,6 Na sequência, o paciente pode apresentar pequenas manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. 6 Se não for rapidamente tratado, o quadro pode evoluir para confusão mental, convulsão, choque, infecção generalizada, falência múltipla de órgãos e risco de óbito. 5,7

Atualmente, no Brasil, existem vacinas para a prevenção dos 5 sorogrupos mais comuns de meningococo: A, B, C, W e Y. 5,8,9 O de maior incidência é o C, quando observamos todas as faixas etárias. 5 Já em bebês no primeiro ano de vida e crianças menores de 10 anos no Brasil, o sorogrupo B é o principal causador da doença. 9

Nos postos de saúde, a vacina contra a doença causada pelo meningococo C é gratuita para bebês, com doses administradas aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado em crianças menores de 5 anos de idade. 10 Recém-incorporada ao PNI, a vacina contra os sorogrupos A, C, W e Y é oferecida em dose única para adolescentes entre 11 e 12 anos. 10

Já para a prevenção do sorogrupo B, atualmente há duas vacinas em rede privada. Uma vacina liberada para faixa etária de 2 meses a 50 anos, com doses previstas aos 3 e 5 meses, com uma dose de reforço entre 12 e 15 meses, de acordo com as recomendações dos calendários das Sociedades Brasileiras de Imunizações e Pediatria (SBIm e SBP). 11,12 Crianças acima de 24 meses, adolescentes e adultos seguem o esquema de duas doses com intervalo mínimo de 1 mês entre elas. 11,12 A segunda vacina para prevenção desse sorogrupo é uma vacina liberada apenas na faixa etária de 10 a 25 anos, em dois possíveis esquemas: esquema de 02 doses com intervalo de 6 meses entre elas, e esquema de 03 doses, sendo a segunda dose 30 dias após a primeira, e a terceira pelo menos 4 meses após a segunda. 11,12 Também em rede privada, a partir dos 2 meses de idade, e sem limite de faixa etária, temos disponível a vacina ACWY, que pode seguir o esquema de duas doses (3 e 5 meses) com reforço aos 12-15 meses, e mais dois reforços: entre 5-6 anos e 11-12 anos de idade. 11,12

Além da vacinação, que é uma das principais formas de prevenção contra a meningite meningocócica, existem outros métodos importantes que ajudam no combate, como manter os ambientes ventilados e limpos, evitar aglomerações e compartilhamento de objetos de uso pessoal. 13

“E Se Fosse Comigo?”

Estreia Episódios 1 e 2: dia 8 de setembro, às 23h10, no Discovery Home & Health e discovery+ (consulte sua operadora).

Episódios 3 e 4 estreiam dia 15 de setembro, às 23h10, no Discovery Home & Health e discovery+ (consulte sua operadora)

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

Referências:

CONFEDERATION OF MENINGITIS ORGANISATIONS. World Meningitis Day 2022: Date Change to 5th October. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2022.
THOMPSON, Matthew J. et al. Clinical recognition of meningococcal disease in children and adolescents. The lancet, v. 367, n. 9508, p. 397-403, 2006.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Meningitis. Key Facts. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Doença meningocócica (DM). Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde de A a Z. Meningite. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Família SBIm. Doenças. Meningite meningocócica. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
CASTIÑEIRAS, TMPP. et al. Doença meningocócica. In: CENTRO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA VIAJANTES. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Família SBIm. Vacinas. Perguntas e respostas. Perguntas e respostas sobre meningites. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites “SOROGRUPO” para linha, “FAIXA ETÁRIA” para coluna, “CASOS CONFIRMADOS” para Conteúdo, “2019, 2020, 2021” para Períodos Disponíveis, “MM”, “MCC” e “MM+MCC” para Etiologia, e “TODAS AS CATEGORIAS” para os demais itens. Base de dados disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação da criança 2022/2023. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Calendário de vacinação da SBP 2022. Disponível em: . Acesso em: 25 agosto. 2022.
SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Meningite. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2022.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!