O Olga promoveu uma linda ação esportiva dedicada especialmente para as crianças de setembro verde: a III Corrida Kids pela Inclusão Olga Kos. Organizado unicamente para o público infantil, de 05 a 12 anos, o evento gratuito ocorreu no dia 17 de setembro, um domingo de muito sol. A largada começou às 8h horas.
O ‘lado’ divertido e lúdico também está presente nas corridas exclusivas para crianças, assim como a possibilidade de aprendizado que a convivência entre pequenos e pequenas com e sem deficiência com origens e etnias diversas proporciona. É importante destacar que um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostra que pessoas com deficiência e negras são as que mais sofrem bullying no ambiente escolar. Portanto, atividade realizada no setembro verde, em
alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência 21/09 é fundamental para engajar os pequenos.
A corredora Josefa levou o sobrinho Lorenzo que estava super empolgado com a medalha, e a tia feliz em contribuir com o desenvolvimento dele.
Segundo especialistas, da mesma forma que para jovens e adultos, as corridas são benéficas para a saúde humana na totalidade. Em se tratando de crianças, alguns dos benefícios citados são: estímulo à concentração; melhoria do equilíbrio e da coordenação motora; aumento da força física e incentivo à socialização. É bom lembrar que as corridas já fazem parte das brincadeiras que ocorrem nos intervalos escolares ou nas aulas de educação física. Portanto, o incentivo à prática da corrida de rua entre os pequenos e pequenas é algo perfeitamente adequado. Estudiosos do assunto também afirmam que crianças com até 6 anos podem participar de corridas não competitivas para aprenderem a gostar da prática. Acima dessa idade, o estímulo às corridas recreativas de até um quilômetro é aceitável. Já a partir dos 10 anos, as crianças podem participar de treinamentos leves de corrida.
Por todos estes motivos a corrida foi um sucesso.