Festival da Lua Chinês destaca programação cultural gratuita com atrações que prometem encantar os visitantes durante o final de semana

Nos dias 23 e 24 de setembro, sábado e domingo, a Rua 25 de Março, em São Paulo, será palco do primeiro Festival da Lua Chinês. O evento acontecerá a partir das 10h, com programação cultural gratuita, além de diversas opções gastronômicas.

Durante primeira edição do festival, será possível conhecer um pouco mais da cultura chinesa através das apresentações típicas, como: Dança do Dragão e do Leão, Dança Tradicional Chinesa “Pandeiro”, dança contemporânea, entre outras. Entre as artes marciais, são esperados Tai Chi Chuan, Kung Fu e outras modalidades. Concertos, canto individual e apresentação da Banca Chinesa também estão no cronograma de atrações culturais. 

Festival da Lua Chinês ainda terá oficinas oferecidas gratuitamente para o público do evento pelo Instituto Confúcio, tais como: Técnica tradicional de pintura chinesa, “墨吹” (mò chuī)Técnica chinesa de arte em corte de papel, conhecida como “jianzhi” (), “Origami chinês” ou “zhezhi” () e Caligrafia chinesa, chamada (书法), que se pronuncia como “shūfǎ“.

Simultaneamente às oficinas, haverá sessões de auriculoterapia, método terapêutico que se baseia no princípio de que a orelha representa um feto de cabeça para baixo, considerando que pontos específicos no pavilhão auricular podem ser chaves para o tratamento de diversas doenças. As sessões serão ministradas por alunos da Faculdade de Medicina Chinesa EBRAMEC.

Realizado há mais de três mil anos na China, Festival da Lua Chinês também é conhecido como Festival do Meio do Outono, porque acontece no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar, e essa é uma data especial para as tradições chinesas e outros povos asiáticos, marcando a chegada do outono e a colheita de outubro. A festividade é familiar e repleta de decoração com lanternas coloridas, e não pode faltar o Bolo da Lua -símbolo tradicional da celebração-.

A origem do Festival da Lua

A origem do Festival da Lua remonta à antiga Dinastia Tang (618-907), quando os chineses começaram a reconhecer a relação entre o movimento da lua, as estações do ano e a produção agrícola. Como expressão de gratidão pela colheita abundante, eles passaram a fazer oferendas à lua nos dias de outono, quando ela se apresenta mais brilhante e redonda.

Assim como muitas festividades orientais, o Festival da Lua tem suas raízes em lendas transmitidas ao longo das gerações. Uma das histórias mais conhecidas está ligada à figura da Senhora Chang’e, a deusa da lua. Segundo a lenda, em um passado distante, a Terra sofria com a presença de dez sóis que escaldavam tudo e privavam as pessoas de água e vida. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e, com seu arco e flechas, abateu nove dos dez sóis, salvando assim a humanidade.

Após essa proeza, Hou Yi encontrou a Rainha Mãe, que lhe presenteou com o elixir da imortalidade. Ele confiou o elixir à sua esposa, Chang’e, para que o guardasse. Porém, um vizinho invejoso descobriu a existência do elixir e tentou roubá-lo de Chang’e na ausência de Hou Yi. Desesperada, ela tomou o elixir e imediatamente se transformou em uma deusa, voando em direção ao céu. Porém, seu amor por Hou Yi a fez pousar na lua, o lugar mais próximo da Terra.

Quando Hou Yi retornou e descobriu o desaparecimento de sua esposa, ficou devastado. Ao olhar para o céu e chamar pelo nome dela, viu que a lua estava particularmente brilhante e cheia, avistando assim Chang’e. Em homenagem à sua amada esposa, Hou Yi começou a oferecer os bolos favoritos de Chang’e como uma forma de oração para receber as bênçãos celestiais. Desde então, tornou-se uma tradição chinesa adorar o céu e celebrar o Festival da Lua com os bolos lunares.

Festival da Lua Chinês em São Paulo

GRATUITO – para toda família

Data: 23 e 24 de setembro

Sábado: das 10h às 20h

Domingo: das 10h às 18h

Rua 25 de março, esquina com a Ladeira Porto Geral – Metrô São Bento, Centro Histórico – São Paulo – SP

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!