‘V de Verdade, V de Vacina’: SBP e AMB lançam campanha de conscientização sobre importância da vacinação

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) acaba de lançar a campanha “V de Verdade, V de Vacina”, com o lema “Vacina começa com V de Verdade, de Vitória, de Vida”. A ação tem como objetivo colaborar com a recuperação das baixas coberturas vacinais do País, a partir da conscientização da população em geral, dos profissionais de saúde e dos gestores públicos.

vacina

Além de cards e informações que serão divulgadas no site e nas redes sociais das entidades, também serão enviados newsletters aos médicos de todo o Brasil. Um hotsite especial com informações da campanha já está no ar. Nele estarão concentrados todo o material da campanha. Como parte da campanha, a SBP criou o projeto “Pediatra Responde”, para sanar as dúvidas das crianças sobre a vacina contra a covid-19 para a faixa etária de 5 a 11 anos. Os vídeos serão publicados gradativamente nas redes sociais e também no hotsite especial.

Crianças de diferentes localidades do Brasil enviaram vídeos com perguntas sobre a vacinação, cujas respostas foram gravadas pelos membros do Departamento Científico de Imunizações e divulgadas nas redes sociais da instituição.

ACESSE AQUI O SITE DA CAMPANHA

BAIXA COBERTURA – Dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, explica o contexto do nascimento da campanha. “Tivemos a ideia dessa ação por conta da queda nos últimos anos nas taxas de coberturas de todas as vacinas no Brasil. Elas vêm caindo e esse cenário foi agravado pela pandemia de covid-19, já que muitas famílias ficaram receosas de frequentar as unidades de saúde e, por isso, deixaram de vacinar os seus filhos”, analisa.

Em um dos cards, a mensagem frisa a importância do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que foi formulado no Brasil em 1973, e é o maior do mundo. Segundo o texto, são mais de 300 milhões de doses anuais, sendo 43 tipos diferentes de imunobiológicos. Porém, as baixas coberturas vacinais dos últimos anos no País vêm preocupando os especialistas.

“O risco é o retorno de doenças que nós controlamos ou erradicamos justamente em função das elevadas coberturas vacinais. Doenças que há décadas atrás eram responsáveis por enormes taxas de mortalidade infantil e uma expectativa de vida consequentemente muito menor, como: sarampo, coqueluche, difteria, pneumonias, meningites, diarreia, febre amarela, dentre outras. O cenário atual coloca todas essas conquistas em xeque”, alerta dr. Kfouri.

A campanha enfatiza, ainda, o papel e o desafio do pediatra de fazer com que a imunização de crianças e jovens continue sendo referência mundial, com resultados importantes que refletem na saúde da população. “O pediatra sempre foi o protagonista da orientação sobre a vacinação infantil. Ele é o responsável por avaliar a carteira vacinal e recomendar não apenas as vacinas das crianças, mas também de todos os membros da família”, afirma dr. Renato.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!