Há mais de 5 décadas, a Vila Sésamo tem marcado a infância de milhões de pessoas em todo o mundo com seu programa de TV. Seus personagens carismáticos encantam gerações por meio de histórias divertidas, que na mesma medida educam e entretêm, além de contar com um uma boa dose de humor. O que quase ninguém sabe é que seu legado não visa o lucro e sua principal missão é ajudar crianças em idade pré-escolar a crescerem mais inteligentes, fortes e gentis.
O programa estreou no Brasil no dia 12 de outubro de 1972, e os episódios transmitiam conteúdo pedagógico acompanhados de desenhos animados e quadros com os bonecos criados por Jim Henson, o mesmo artista que deu vida aos personagens dos Muppets. Seu principal objetivo era, e continua sendo, ensinar variadas noções às crianças de 0 a 6 anos, especialmente àquelas em maior situação de vulnerabilidade.
Além deste marco que coincide com o Dia das Crianças no Brasil, em outubro a Vila Sésamo também celebra o aniversário de três personagens muito queridos: Abby Cadabby, Conde de Contar e Grover. Para celebrar estas datas, a Vila Sésamo preparou um compilado de conteúdos disponíveis no Youtube para curtir com as crianças durante esta semana super especial.
CONDE CONTAR – 9 DE OUTUBRO
Ele é músico e matemático. Adora contar tudo o que aparece em seu caminho. É amigável. Uma combinação de ciência e arte.
“Musical com Números e Conde de Contar”: Link
GROVER – 14 DE OUTUBRO
Grover é um personagem explorador que está sempre aprendendo e ajudando os outros. Ele sempre erra e é um exemplo de que errar é natural e que está tudo bem não saber tudo.
“Super Grover 2.0”: Link
ABBY CADABBY – 21 DE OUTUBRO
Abby é uma fada que gosta de colorir, brincar de charadas, rimar palavras, procurar insetos no jardim e fazer mágicas. Abby tem asas e pode voar. Ela fala “Libélula”, a língua das fadas. Seu melhor amigo é o Elmo.
“Os Conselhos de Abby Cadabby”: Link
Mais sobre a Vila Sésamo no Brasil
Atualmente, veiculado pela TV Cultura, YouTube e outras plataformas midiáticas (redes sociais, games, aplicativos etc) os conteúdos da Vila Sésamo mantém seu prestígio como um dos mais significativos entretenimentos educacionais do país. Além disso, a organização promove iniciativas de impacto social que ocorrem em escolas públicas e centros comunitários. Quem se responsabiliza por essas atividades é a Sesame Workshop, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com mídia-educação para abordagem de temas emergentes e relevantes ao redor do mundo.
Investir na primeira infância
A primeira infância é uma fase crucial no desenvolvimento infantil, pois é durante esse período que as crianças passam por diversas transformações físicas, cognitivas, sociais e emocionais. É nessa fase que ocorrem as principais descobertas sobre si, sobre as outras pessoas e o mundo ao redor. Investir nessa educação inicial é estratégico e a Vila Sésamo acredita que essa é a chave para dar a todas as crianças a oportunidade de se desenvolverem ao longo da vida. Portanto, investir na primeira infância é investir no futuro da humanidade.
No entanto, atualmente menos de 3% do financiamento humanitário global vai para a educação, e dessa parcela uma pequena porção é destinada para a educação infantil. Então, iniciativas filantrópicas, como as da Vila Sésamo, estão se tornando cada vez mais importantes para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de sua origem e classe social.
As contribuições e colaborações dos parceiros em cada projeto permitem continuar a apoiar as crianças a atingirem o seu potencial, onde quer que estejam, e contribuir para a construção de um mundo melhor, mais justo e inclusivo.
Impacto social em mais de 150 países
Desde a sua criação em 1969, a Vila Sésamo se preocupa em fornecer às crianças e suas famílias, bem como os profissionais que atuam com a primeira infância, ferramentas para promover aprendizagens significativas no cotidiano. Já alcançou mais de 150 milhões de crianças, em mais de 150 países e em 41 idiomas diferentes, por meio de suas iniciativas de impacto social que valorizam a cultura e as raízes de cada região, mas sempre atento a novas formas e tendências de aprendizagem ao redor do mundo.