A Editora Melhoramentos -com mais de 100 anos de atuação no país – participará da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo com um estande exclusivo para homenagear o escritor, ilustrador, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e autor de inúmeros sucessos, um dos maiores ícones da literatura brasileira, o inesquecível Ziraldo, falecido em 6 de abril deste ano. Localizado na posição central da feira (estande F49) e com 80 m², o espaço será totalmente dedicado a celebrar seu legado e promete ser uma experiência imersiva para todas as idades, destacando a importância de Ziraldo para a cultura nacional e seu impacto duradouro ao longo de gerações, com atividades para fotografar, interagir e tornar essa experiência inesquecível.
O estande da Editora Melhoramentos “Ziraldo: O Eterno Maluquinho” será dividido em partes, cada uma delas concebida para proporcionar aos visitantes uma conexão única com a obra e com a história do autor:
- Parede Interativa: especialmente projetada para que os visitantes possam assinar ou desenhar e deixar suas homenagens ao legado de Ziraldo. As assinaturas e recados serão fotografados e postados nas redes sociais da Editora Melhoramentos.
- Exposição Ziraldo: uma exposição detalhada da carreira de Ziraldo, desde seus primeiros trabalhos até as obras que marcaram gerações. Esta seção oferece uma visão cronológica do impacto do autor na literatura e na arte brasileira.
- “Ziraldo de Braços Abertos”: área interativa, pensada especialmente para as crianças, que conta com mesas de que exibem os traços icônicos de Ziraldo. As crianças podem sobrepor folhas de sulfite e recriar os desenhos do autor, estimulando a criatividade e o amor pela arte.
- Planetas Ziraldo: área “instagramável” para os visitantes tirarem fotos com os bonecos inspirados nos planetas de Ziraldo, proporcionando uma experiência lúdica e visualmente marcante.
Em parceria com a Skeelo, um aplicativo de leitura para sistemas Android e iOS com livros digitais – a Melhoramentos vai oferecer uma experiência única de audiobooks no espaço Arena de Entrevistas Skeelo. Cabines de isolamento equipadas permitirão que os visitantes ouçam a narração de Ziraldo para o livro “Menino da Lua”, como se o próprio autor estivesse contando a história. Este espaço proporcionará um momento muito especial de conexão com a obra e o autor.
“A Editora Melhoramentos convida todos os visitantes a se juntarem nesta celebração ao legado de Ziraldo, explorando o estande e participando das atividades que foram cuidadosamente pensadas para honrar sua memória. Nosso objetivo é usar esse espaço tão nobre que é a Bienal Internacional do Livro de São Paulo para prestar uma merecida homenagem a Ziraldo, este nosso amigo e parceiro de mais de meio século e que teve mais de 14 milhões de livro vendidos, incluindo os mais de 4 milhões de exemplares do “O Menino Maluquinho”, no Brasil e em outros 12 países. Preparamos um momento especial para os visitantes conhecerem mais sobre a vida e obra deste ícone e em um dos ambientes que ele mais gostava: rodeado de livros e pessoas leitoras de todas as idades”, destaca a diretora da Editora Melhoramentos, Carolina Alcoforado.
Em virtude da homenagem exclusiva a Ziraldo, os livros da Editora Melhoramentos serão comercializados nos estandes F88 – Taverna do Rei e estande A70, na PAE Editora. Ambos os espaços terão as obras do cartunista, além de produtos interativos Disney.
Programações especiais em homenagem a Ziraldo
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece de 6 e 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi (Rua Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo) e contará com 13 espaços culturais, entre eles alguns com programações especiais para homenagear Ziraldo (programação completa clique aqui), além do estande da Editora Melhoramentos. São eles:
- Auditório Ziraldo – espaço com mesas de autógrafos para promover o encontro dos leitores com seus autores favoritos.
- Espaço Infâncias (atividades educativas para as crianças) – apresentará o personagem mais icônico de Ziraldo, o “Menino Maluquinho”, na atividade “Horas Maluquinhas”, para as crianças, com doação de livros e um bate-papo sobre a concepção dos personagens das histórias mais icônicas do autor como: “Cada um mora onde pode”, que apresenta o personagem o Bichinho da Maçã, um excelente contador de anedotas de histórias; “Flicts” e “Fada Madrinha do consumo”, respectivamente, nos dias 6/9, 7/9, 12/9 e 13/9 sempre às 15h00 (horário preferido do Ziraldo).
- Salão de Ideias Banco CAF – o espaço, que trará grandes nomes para gerar discussões atuais com questões de relevância social e cultural, faz sua homenagem ao autor com a mesa redonda com o tema “Lições de Ziraldo para brincar sempre, com a participação dos escritores Alexandre Coimbra e Claudio Tebas. Dia 15/9, às 15h.
- Papo de Mercado MVB – área dedicada a temas profissionais relacionados ao mercado do livro e focada na troca de experiências, por meio de palestras e outras atividades, vai apresentar duas mesas redondas em homenagem a Ziraldo: “Traços de Ziraldo: a influência do mestre na ilustração brasileira”, com mediação de Marcelo Alencar e participações de Lorena Kaz e Fábio Yabu Jal. Dia 13/9 às 18h.
- Espaço Educação – espaço para promover encontros e propor a discussão de temas como educação ambiental, inovação, diretrizes públicas, as políticas educacionais, a BNCC, o novo ensino médio. Em sua programação, haverá uma mesa redonda com o tema “Ziraldo para educadores”, que vai abordar educação e sustentabilidade a partir das obras do autor: “Menino da Terra”, “Fada Madrinha do Consumo”, “Mistério dos 3R’s”, no dia 9/9, às 16h.