CCBB SP – Mostra “Marc Chagall: Sonho de Amor” inspira Programa Educativo em fevereiro

As atividades do Programa CCBB Educativo terão um mote especial, com a abertura da exposição Marc Chagall: Sonho de Amor, mostra que a partir do dia 08 de fevereiro fará uma imersão no universo vibrante, poético e fantástico criado por Chagall (1887-1985) através do uso revolucionário das formas e das cores.

ccbb sp

Dentre as atividades inspiradas pela exposição está uma Ação Cênica Especial, que ocorre entre os dias 15 e 28 de fevereiro. Reunindo música e poesia, a atividade fará o público conhecer ou relembrar a vida, a obra e o universo simbólico do artista.

Enquanto os arte-educadores do programa CCBB Educativo interpretam as canções e narram passagens da vida de Chagall – desde a infância na Rússia até sua chegada a Paris quando suas obras ganham reconhecimento da crítica –, uma carroça estilizada será montada na fachada do edifício. São peças que se encaixam e adereços como máscaras, que representarão os trabalhos de Chagall.

Para os fãs das contações de histórias, a programação traz o projeto a Hora do Conto, espetáculo realizado pelos educadores do CCBB SP mesclando técnicas como manipulação de bonecos com números musicais. Neste mês serão lidas as obras O Menino que falava com as mãos (em Libras), O azul que se p erdeu (baseado em contos judaicos) e Davi e o circo que desmanchou no ar.

ccbb sp

Já para os pequenos de 0 e 3 anos, a atividade Pequeníssimas Mãos, propõe uma experiência lúdica, por meio de atividades de musicalização, brincadeiras ou vivências, que despertam a motricidade ampla e fina, além de desenvolver a consciência corporal, a socialização e os sentidos dos participantes. O público poderá explorar duas torres que estimulam a curiosidade, a atenção e as sensações. A experiência ainda conta com a mediação do livro “Aperte Aqui”, de Hervé Tullet, em que é possível incentivar a leitura para os bebês.

Seguindo a mesma proposta, só que voltada para crianças entre 3 e 6 anos, a atividade Pequenas Mãos propõe, a partir de pequenas esculturas imantadas inspiradas nas obras de Marc Chagall, incentivar as crianças a criar histórias compondo os elementos esteticamente no quadro, estimulando a criatividade narrativa e o pensamento das formas, cores e espaço.

Para quem aprecia a literatura, o programa CCBB Educativo realizará ainda a atividade Livro Vivo, focada na leitura compartilhada e formação de leitores. Ao longo do mês, serão lidas as obras “O menino que fazia Sorrir”, de Andi Rubinstein, “E se eu sentir raiva”, de Paloma Blanca e “Árvore das lembranças”, de Britta Teckentrup.

Ainda dentro desta proposta de dialogar com a exposição Marc Chagall: Sonho de Amor, o programa CCBB Educativo realizará ações em seu “Laboratório de Artes”, espaço de experimentações estéticas, onde pessoas de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais. Em fevereiro, os visitantes poderão encaminhar cartões postais para todo o território nacional, utilizando técnicas como frotagem e carimbos.

A programação terá ainda a presença da artista, pedagoga e pesquisadora italiana, Francesca Della Monica, que realizará uma palestra em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, além de um Encontro de Professores com o tema “Arqueologia da Voz para Professores”.

Por fim, a programação traz ainda um Encontro de Professores com o tema “Chagall entre mundos: estética, história e política em meio a poesia”, com a presença da doutora e mestre em Educação Luciana Pasqualucci.

Informações gerais: Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.br. Já para o público geral que deseja participar das atividades do programa CCBB Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB. Importante ressaltar que parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras.

Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!