Detecção precoce e acesso a tratamento ampliam as chances de cura do câncer que afeta a visão de crianças

A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) reforça o alerta a respeito do retinoblastoma, câncer ocular que mais afeta crianças abaixo de cinco anos de idade. O principal sinal da doença é o reflexo do olho de gato, aspecto esbranquiçado que se vê através da pupila e que pode ser observado em fotos com flash em um ou em ambos os olhos.
 

Setembro é o mês de combate ao câncer infantojuvenil. “É preciso fortalecer o movimento em prol do diagnóstico precoce de crianças com retinoblastoma. Ele é de suma importância para dar acesso a centros especializados, onde, quanto mais cedo elas chegarem, maiores serão as chances de cura e preservação do olho”, explica o Dr. Neviçolino Pereira de Carvalho, oncologista pediátrico e presidente da SOBOPE.
 

O especialista lembra que é essencial manter-se atento aos olhos dos pequenos: “Observem as pupilas. Aquele reflexo branco é um sinal de alerta e não pode ser desvalorizado. A qualquer sinal de que algo não está bem, leve ao oftalmologista e procure centros de referência, porque essa criança pode ter a vida salva e conseguir preservar tanto o olho quanto a visão”.
 

Originário das células da retina, o retinoblastoma pode comprometer um ou os dois olhos. O segundo sinal mais comum da doença é o estrabismo, quando há um desvio no olhar. “Na maioria dos casos, quando esses sinais são percebidos, o tumor já tem um tamanho considerável. Em estágio avançado, a doença pode causar cegueira e levar à morte. Por isso a mobilização pelo diagnóstico é fundamental”, enfatiza.
 


De Olho nos Olhinhos

A SOBOPE apoia a campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, idealizada pelos comunicadores Tiago Leifert e Daiana Garbin com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma. No último final de semana foram realizados eventos com atividades para crianças, totem para fotos e informação em diversos shoppings e salas de cinema de pelo menos 36 cidades, entre outras ações.
 

Sobre a SOBOPE

Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica de forma multiprofissional.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!