GRATUITO – Espetáculo infantil A Pinta do Menino

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, recebe o espetáculo baseado no livro infantil A Pinta do Menino (Editora Hope), escrito por Jéssica Milato, no dia 27 de agosto, domingo, às 11 horas.  Com adaptação de Daniel Pereira, a peça oferece uma experiência única para as crianças, despertando sua imaginação e estimulando a aceitação das diferenças desde cedo.

Com uma estética visual cativante, os personagens ganham vida com cores vibrantes, enquanto os cenários e adereços são apresentados em preto e branco, em um estilo 2D inspirado nos adorados livros de colorir.

O tema central da peça é a representatividade, reconhecendo que todos nós temos nossas peculiaridades, pintas ou marquinhas que por vezes nos incomodam, e abraçando a importância da aceitação de si mesmo e das diferenças. Essa mensagem ressoa especialmente com as crianças de 6 a 8 anos, que enfrentam desafios sociais e escolares, como o bullying, em seu dia a dia.

Além disso, a história aborda temas secundários igualmente relevantes, como amizade, medo de errar e ser julgado, as dinâmicas escolares, empatia e resolução de problemas. Esses elementos adicionam camadas de significado à trama, tornando-a envolvente e instigante também para crianças acima de 8 anos.

Nessa fase do desenvolvimento infantil, as crianças estão se tornando mais críticas e podem se sentir pressionadas a buscar a perfeição. A peça explora essa temática de forma sensível, incentivando a autoestima e o amor-próprio, promovendo uma reflexão saudável sobre a importância de ser autêntico e valorizar quem somos.

Sinopse

Roberval é um garotinho adorado por todos, e sua vida é repleta de alegria e diversão. Mas sua rotina vira de cabeça para baixo quando um novo aluno surge na escola. Janjão é daqueles moleques que adoram pregar peças e zoar com as pessoas, e a pinta no rosto de Roberval se torna um alvo perfeito para suas brincadeiras. Agora, Roberval está determinado a se livrar daquela marca que nunca o incomodou antes, e vai enfrentar todas as aventuras possíveis para se livrar dela. Baseada no incrível livro escrito por Jéssica Milato, esta peça traz todo o encanto dos desenhos animados e dos livros de colorir para o palco, proporcionando uma experiência única e empolgante para as crianças.

Ficha técnica:

Cia. de Teatro Cenário Cultural

Autora: Jéssica Milato

Adaptação: Daniel Pereira

Direção: Daniel Pereira

Assistente de Direção: Suzan Feitor

Elenco: Alan Otaviane, Bruno Oliveira, Gisele Santos,

Larissa Hencklein, Patricia Machado, Priscila Pereira e

Veridiana Vigatto

Cenário /Vídeo Mapeado: Daniel Pereira

Adereços de cena: Daniel Pereira e Larissa Hencklein

Concepção de Cenário e figurinos: Daniel Pereira

Confecção de Figurinos: Daniel Pereira, Larissa

Hencklein e Priscila Pereira

Sonoplastia/Iluminação: Daniel Pereira e Suzan Feitor

Produção: Suzan Feitor

Realização: Núcleo de Artes Cenário Cultural

Serviço:

A Pinta do Menino – Cia. de Teatro Cenário Cultural

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Data: Dia 27 de agosto, domingo, às 11h

Ingressos: Gratuito | 1 hora antes na bilheteria do teatro 

Duração: 60 minutos 

Capacidade: 146 lugares + 6 espaços para cadeirantes

Classificação: Livre
 

Instagram | Facebook | Site  

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.

Em junho do ano passado, mais uma vez o Teatro inovou e lançou o Teatro Sérgio Cardoso Digital (TSC Digital). Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro, de forma inédita, da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Sérgio Cardoso Digital e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. 

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!