Em 2022, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, retorna com o projeto PinaFamília com distribuição de jogo educativo e também segue com as propostas no ambiente virtual. O primeiro vídeo-oficina do ano será inspirado na escultura Homem andando, de Ernesto de Fiori, que pode ser visitada na exposição da coleção da Pina.
A produção estará disponível no canal do YouTube da Pinacoteca neste domingo (13). Ainda no mesmo dia, o jogo educativo PinaFamília será distribuído gratuitamente na Pina Luz. Os interessados devem se dirigir ao balcão de entrada. A entrega será feita a partir das 11h até quando durar o estoque, o limite é de um jogo por família. A atividade que as pessoas podem levar para casa se trata de um jogo de cartas para relacionar peças do acervo do museu com elementos como “tom, textura e escala”. O objetivo é aprender sobre arte de uma maneira leve e divertida.
Já no vídeo, a equipe do Núcleo de Ação Educativa incentiva, num primeiro momento, a observação da escultura, para tentar identificar de que material ela é feita e a que se assemelha o movimento da figura humana retratada. A obra foi produzida no século 20 por Ernesto de Fiori, artista conhecido por retratar a dinâmica do deslocamento em suas peças.
Em seguida, inspirados pelo trabalho de Ernesto de Fiori, o NAE ensina como fazer uma pequena escultura utilizando materiais bem simples como caneta, régua, cola bastão e papel alumínio. O resultado pode ser compartilhado nas redes sociais com #pinafazarte.
Os vídeos também são um convite para que todos possam visitar a Pina, pois os trabalhos que aparecem nas imagens estão todos expostos na mostra Pinacoteca: Acervo. Os novos conteúdos são divulgados no segundo domingo de cada mês nas redes sociais do museu.
PinaFamília
O PinaFamília é um projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE) destinado a grupos familiares de todas as idades. A iniciativa marcava o segundo domingo de cada mês e estava em operação desde 2014. A programação deve retornar 100% presencial, quando for possível, com as adaptações necessárias para receber seus visitantes.
Em 2022, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de BB Seguros, Verde Asset, Grupo Carrefour Brasil, Ultra, White Martins e Bloomberg Philanthropies.